segunda-feira, 18 de junho de 2012

Sim, um blog!


Mas por que um blog?

Faz algum tempo que a ideia de escrever em um blog me persegue, mas a fobia de transformar ideias em palavras sempre foi maior. Contudo, o que mais me consome tempo ultimamente é escrever, seja documentos para o condomínio onde moro, trabalhos para a faculdade ou até mesmo a apostila para disciplina de futebol de robôs. Com a falta de prática acabo demorando horas para produzir meia dúzia de linhas mau escritas. Escrever bem passou de um luxo para uma necessidade. Mas por que então, montar um blog? Porque a melhor maneira de se aprender a escrever é escrevendo, e nada melhor do que um blog para treinar.

E sobre o que você vai escrever?

Pretendo registrar aqui algumas das minhas experiências no mundo da programação e eletrônica. Claro que não sou mestre nestas áreas, porem, desde meu primeiro "Hellow Word!" em pascal a quase 10 anos, acabei aprendendo alguma coisa.
Começarei escrevendo uma serie de tutoriais sobre como utilizar a LaunchPad, da Texas Instruments, e os microcontroladores da família MSP430, por ser difícil de que encontrar este tipo de informação em português. Escolhi esta placa em especial por ter um preço extremamente baixo (U$4,30 com frete grátis para o Brasil) e ser fácil de utilizar, mas com o tempo quero adicionar também posts sobre outros microcontroladores, tais como PICs e ARMs.

Então, o que você espera deste blog?

O objetivo principal deste blog é, como já disse anteriormente, treinar minha escrita. Entretanto, também espero que as informações aqui contidas sejam uteis para alguém. Outra coisa interessante é a troca de informações com pessoas que tem um conhecimento mais profundo nessas áreas do que eu, pois é uma ótima maneira de se aprender. Além disso, pretendo utilizar este espaço como um backup de conhecimento, pois minha incrível memória insiste em esquecer detalhes e formulas mais rápido que a velocidade da luz.


O que os leitores deste blog irão encontrar?

            A ideia é produzir artigos na forma de tutoriais da maneira mais correta possível. Antes de escrever algo procuro sempre revisar a literatura para refrescar e/ou adquirir novos conhecimentos, mantendo assim, uma boa qualidade técnica no conteúdo. Mas, tendo em mente que eu estou para o português assim como o MC Catra está para a poesia, assumo que erros gramaticais serão um tanto quanto frequentes. Por mais que eu leia livros e apostilas de português, as regras da nossa língua simplesmente desaparecem da minha cabeça, talvez por falta de treino. Assim, correções, criticas e elogios serão sempre bem vindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário